cinema
- Educação

Viagem de estudos: turismo e conhecimento

Sabe aquele dilema viajar ou fazer o curso que pode dar um up na carreira profissional? A solução é ficar com os dois: a viagem e o plano de estudos. Para ajudar a resolver o caso, agências de intercâmbio têm equipes preparadas para assessorar viajantes que querem muito mais do que fazer check-in em pontos turísticos. Entre as opções tem curso de cinema nos Estados Unidos

Por Fabíola Brites

Adoro viajar. Tanto faz se é a passeio ou trabalho. A gente sempre aprende algo novo, conhece pessoas, lugares. E quando consegue conciliar um roteiro bacana com uma oportunidade de estudo, melhor ainda. Para mim, o combo perfeito.

Quando estive em Munique estudando alemão como bolsista do Instituto Goethe que, inclusive, está com uma promoção que pode levar você a Berlim, confere lá no site, aprendi muito mais que o idioma. A cultura, os hábitos, tudo novo, uma descoberta a cada instante. Sem falar que ir caminhando na neve todos os dias para pegar o trem foi uma experiência incrível: a condução é pontual até demais, mas minhas passadas variavam conforme a neve se acumulava nas calçadas. Como resultado, claro, perdia o danado do trem.

Há agências especializadas em oferecer cursos de intercâmbio. Além do auxílio para encontrar o curso adequado aos interesses profissionais, também intermedeiam a hospedagem. Para quem quer viver uma experiência dessas e se sente inseguro, sugiro procurar quem entende do assunto.

Uma dessas agências é a CI Intercâmbio e Viagem, que trabalha com opções para diversas áreas de conhecimento, como hotelaria, marketing, jornalismo, direito, moda, gastronomia. Acho até que, como são tão especializados neste tipo de viagem, se alguém chegar lá com interesse em algum tipo de cursos que eles não tenham, a agência vai tentar encontrar uma opção que satisfaça.

Um dos roteiros oferecidos no momento é o do curso de cinema em Nova Iorque. As aulas são na New York Film Academy, nos Estados Unidos. O tempo do intercâmbio varia de quatro semanas até um ano de duração, além de diversos Workshops rápidos.

Os cursos oferecidos são: Filmmaking, Acting for Film, Producing, Digital Filmmaking, Screenwriting, Editing e 3D Animation. As aulas são seis dias por semana, das 9h às 18h. Algumas vezes são necessárias horas extras para trabalhar com a produção e edição.

As turmas são abertas a jovens e adultos, sem limite de idade. As salas de aula possuem uma média de 16 estudantes, e a hospedagem poderá ser em casas de família selecionadas, apartamentos ou residências estudantis, hotéis ou albergues.

“O objetivo da escola é dar ao intercambista ferramentas básicas e experiência prática necessárias para fazer filmes. A escola possui equipamentos modernos, além de sala especial de edição”, explica Ana Flora Bestetti, supervisora da Região Sul da CI.

A CI, em Porto Alegre, tem dois endereços: na Rua Padre Chagas, 72, Moinhos de Vento (Telefone: 51-3346-4654) e na Av. Pereira Passos, 1125, loja 1, Bairro Vila Assunção (Telefone: 51-3062 0626). Há, ainda, unidades em Caxias do Sul, Passo Fundo, Erechim e Pelotas. Mais informações no site da CI.

Matérias Semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *