- Comportamento, Empreendedorismo

Podcast: série aborda protagonismo feminino em diferentes áreas

Protagonistas é a série de estreia do Podcast Resenhar. Em formato de entrevista e bate-papo, os episódios destacam trajetórias de pessoas que decidiram assumir o protagonismo nas próprias vidas, superando dificuldades e celebrando suas conquistas.

Do esporte à política, da ciência ao empreendedorismo, a ideia é contar histórias que possam inspirar outras pessoas e mostrar que toda vida rende um livro ou, quem sabe, um podcast.

Do esporte à política, da ciência ao empreendedorismo, a ideia é contar histórias que possam inspirar outras pessoas. Foto: Reprodução

Em função das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o podcast Resenhar é produzido de forma totalmente virtual, por meio de aplicativo. Todas as entrevistas são online, o que, nem sempre, possibilita condições ideais de conexão.

Mas, assim como as máscaras já fazem parte da realidade mundial, driblar entraves de conexão também passa a ser uma habilidade com a qual vamos nos acostumando.

Áudios podem ser ouvidos a qualquer hora

A ideia é que os ouvintes foquem no conteúdo dos áudios, que podem ser baixados e ouvidos a qualquer momento. Para quem ainda não tem o hábito de ouvir podcast, é mais ou menos como um programa de rádio, que a gente escolhe sobre o quê, como e quando ouvir.

Na primeira temporada, que já tem dois episódios disponíveis nas plataformas de podcasts, o foco está no protagonismo feminino. As participantes são mulheres que integram o Guia de Negócios Entre Empreendedoras, criado para impulsionar negócios de liderança feminina.

A proposta é destacar quão ricas e interessantes são as trajetórias de cada mulher que empreende. E mostrar que, por trás de um negócio liderado por uma mulher, há crianças, homens, muitas vezes famílias inteiras, que dependem daquele empreendimento.

Primeira temporada destaca trajetórias de empreendedoras

O primeiro episódio é com as criadoras do guia e da plataforma Entre Empreendedoras, Natália Englert e Marina Lugoch. Elas explicam como a ideia surgiu e orientam sobre como as empreendedoras podem fazer para cadastrarem-se no guia e usufruírem de benefícios.

A iniciativa pioneira pode ser acessada por qualquer pessoa que queira consumir produtos e serviços oferecidos por mulheres empreendedoras, basta procurar na página online do guia, que é atualizada diariamente.

A mulher na tecnologia e no sistema financeiro é um dos temas da conversa do segundo episódio, com a CMO da startup Openbox, Natalia Braulio. Durante o bate-papo descontraído, ela fala sobre empreendedorismo, dá dica de filme inspirador para quem quer empreender, conta das agruras que as mulheres enfrentam em ambientes tradicionalmente masculinos e explica como está fazendo para superar as dificuldades impostas pela pandemia, tanto na vida pessoal quanto nos negócios.

Cada episódio tem duração entre 20 e 30 minutos, e é apresentado por mim, uma jornalista que começou trabalhando em rádio, ainda com fita k7, e agora está aprendendo a editar áudios em app. Um desafio interessante, mas, legal mesmo são as histórias e trajetórias das convidadas nesta primeira temporada, vale a pena ouvir. Para quem ficou interessado, aqui está o trailer do que vem por aí. (Por Fabíola Brites)

Matérias Semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *