- Bem-viver

Quer viajar nas férias? Comece a planejar agora

Acredite, mesmo com dinheiro curto, é possível realizar o seu sonho! Basta programar suas próximas férias com antecedência. Acha que não consegue? Confira algumas dicas que podem ajudar nesta missão

Por Laura Martins de Moraes

Há quem pense que viajar para o exterior ou até mesmo no Brasil fica fora do orçamento.

Mas, mesmo com pouco dinheiro, é possível conhecer novos lugares. Talvez a viagem dos sonhos tenha de ser adaptada para um destino mais acessível e um pouco mais barato, porém, com planejamento, disciplina e foco na sua meta, tudo fica mais fácil.

Comece a economizar dinheiro 

Para economizar dinheiro para as férias, comece fazendo uma lista do que pode ser cortado dos seus gastos mensais. Ok, você já tentou antes, mas não deu certo e acha que é perda de tempo fazer a tal lista…

Porém, pense que, agora, você tem um objetivo: viajar, conhecer gente nova, lugares novos! Gostou da ideia?

Então, vamos lá! Liste tudo que é possível. Veja algumas dicas:

  • Diminuir o consumo de água e energia elétrica
  • Ir a pé ou de ônibus ao invés de gastar com aplicativos de transporte, grandes vilões em muitos orçamentos
  • Comer mais em casa do que ir a restaurante
  • Levar marmita para o trabalho ou faculdade
  • Experimentar passar uma estação ou um ano sem comprar roupas novas (as peças, quando bem cuidadas, duram muito, e você tem muito mais no seu guarda-roupas do que precisa, pode conferir!)
  • Eliminar gastos aparentemente pequenos, como o cinema no fim de semana ou a mensalidade da academia, que você quase nunca consegue ir por falta de tempo. O   mesmo vale para serviços de streaming que você paga, porém, consome pouco. Reavalie!

Escolha um destino

Vista de Salvador (Fotos: Laura Martins de Moraes)

A partir do segundo mês, você já vai começar a ver algum dinheiro sobrando na sua conta. Ainda é pouco, mas, calma, você chega lá!

Mesmo antes de ter conseguido economizar a quantia que você imagina que seja necessária para viajar, comece a programar sua viagem, sozinha, sozinho ou com um acompanhante. Importante é saber se sua parceria vai poder investir na mesma viagem que você.

Comece a pesquisar sobre seu destino. Leia sobre as cidades ou países que quer conhecer, faça uma imersão na cultura do lugar, assista vídeos, ouça músicas com foco no seu objetivo. Você pode achar que é balela, mas tudo isso ajuda na concretização dia a dia da sua viagem, seja lá qual for.

Com base na economia que você já está fazendo, o próximo passo é estipular o valor que você vai gastar em uma viagem. Faça uma nova lista – e nada de duvidar! A esta altura, você já sabe que colocar no papel, ou em um arquivo de Word ou bloco de notas, seus gastos, funciona! Então, para planejar os gastos de uma viagem, você precisa levar em conta:

  • Transporte (passagens aéreas, visto)
  • Alimentação
  • Seguro saúde (principalmente se for para fora do país)
  • Hospedagem – considere todo o tipo, incluindo hostel, CouchSurfing, Airbnb 
  • Aluguel de carro para passeios
  • Passeios que você deseja fazer no local (não adianta calcular só a ida e a volta e ficar conhecendo somente a região ao redor do local em que você se hospedar)

Converse com quem já viajou

Pelourinho em Salvador, na Bahia

Depois de escolhido o destino, procure ouvir opiniões de quem já conhece o lugar para onde você está indo. Converse com quem já fez a mesma viagem que você, peça dicas, detalhes do seu destino. Desta maneira, você vai lapidando o seu objetivo aos poucos e poderá evitar cair em algumas roubadas, como passeios que não valem a pena.

Já pensou em fazer um cruzeiro?

Para quem pretende realizar o sonho de viajar em cruzeiro, uma das opções, testada e comprovada pela repórter, é a viagem no navio MSC Fantasia, que tem 14 andares e capacidade em torno de 4 mil pessoas.

A MSC Cruzeiros é alternativa perfeita para quem quer festa, praias, passeios, variedade gastronômica à vontade, paisagens paradisíacas, piscinas, cassino, shows, brincadeiras, jogos e muita animação em um único pacote!

A viagem em um navio também é atrativa para quem quer descansar e curtir o passeio por mar.

Claro que depende do pacote, do tipo de embarcação, do destino e da acomodação escolhida. Mas, de qualquer maneira, fazer um cruzeiro pode acabar se tornando uma viagem mais barata, em função da programação e do conforto oferecido.

Para ter uma ideia do trajeto do cruzeiro feito no MSC Fantasia, confira algumas das paradas do navio, onde os tripulantes podem desembarcar, conhecer a cidade e depois voltar para o conforto da embarcação:

Rio de Janeiro – “Rio, 40 graus, cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos”, refrão da música conhecida na voz de Fernanda Abreu, resume o lugar de embarque e desembarque do navio.

Turista ao lado de navio
Turista Rozane Martins feliz da vida no Porto do Rio de Janeiro

Búzios – Lindas praias! Cidade cara, porém, segura e com possibilidade de fazer  passeios turísticos a pé. A facilidade de acesso aos lugares e a segurança na rua  dão vontade de morar lá.

Vista do mar de Búzios
Mar paradisíaco de Búzios – RJ

Salvador – Capital da Bahia, cidade com muita música e ritmos, diversas praias e temperos. Repleta de história, Salvador foi a primeira capital do Brasil, em 1549.

A receptividade dos baianos é um capítulo a parte e, geralmente, encanta os visitantes.

Por ser uma cidade muito grande, é interessante reservar alguns dias para conhecer melhor a cidade, não se esquecendo do Pelourinho, Elevador Lacerda (essencial o seu uso para subir e descer da parte alta à baixa), com uma vista panorâmica da Baía de Todos os Santos, Mercado Modelo, que é cheio de artesanatos e lembrancinhas baratas. É bom com tempo para as compras. Outro ponto turístico na capital baiana é o Farol da Barra.

Quem gosta de comida apimentada não pode deixar de experimentar o acajaré das baianas. Visitar a Basílica do Senhor do Bonfim e amarrar uma fitinha como amuleto de pedidos também são coisas que o turista não pode deixar de lado em Salvador. Para mais detalhes sobre a cultura e programação gastronômica na cidade, vale a pena conferir o site  Salvador da Bahia.

Fitas do Senhor do Bonfim
O colorido das inúmeras fitas amarradas na Basílica do Senhor do Bonfim recepciona os turistas

Ilhéus – Cidade aconchegante, ao sul da Bahia, terra de Jorge Amado, cheia de musicalidade e 90 km de praias paradisíacas.

Turistas em Ilhéus, na Bahia
Pelo sorriso da repórter, sentada à direita da estátua do escritor Jorge Amado, dá para perceber que a parada em Ilhéus, na Bahia, foi um dos pontos altos do cruzeiro

Dicas de sites para planejar viagens de férias e de estudos:

Trip tri

Estudar Fora

*Laura Martins de Moraes é jornalista, especialista em Televisão e Convergência Digital e mestranda em Comunicação Social pela PUCRS.

 

Resenhar

Jornalismo de conteúdo

Cruzeiro

Matérias Semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *