- Comportamento, Empreendedorismo

Mulheres aprovam Guia de Negócios Entre Empreendedoras

Página online que incentiva a cooperação feminina no enfrentamento da crise provocada pelo coronavírus atrai participantes de diferentes cidades gaúchas

Por Fabíola Brites

“O nosso negócio só vai sobreviver se nos indicarmos, nos apoiarmos.” É com esta certeza que a empreendedora Andreisse Alam, de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, decidiu participar do Guia de Negócios Entre Empreendedoras.

Andreisse Alam, da Lima Limão Acessórios, de Passo Fundo. Foto: Divulgação

O Guia, que já está operando, surgiu com o propósito de incentivar mulheres a comprarem produtos e serviços oferecidos por outras mulheres e vem conquistando adeptas de diferentes áreas de atuação e cidades gaúchas.

Moradora do segundo município com mais casos confirmados de coronavírus no estado, Andreisse viu no Guia uma oportunidade para divulgar sua Lima Limão Acessórios, loja que opera pela internet, e, assim, conseguir manter o empreendimento, que contribui para o sustento da família.

“Em Passo Fundo, estamos com o comércio fechado, em plena semana que antecede ao Dia das Mães. Muitas colegas estão vendendo apenas pelo sistema de delivery e estão sofrendo com isso, mas estão se reinventando”, afirma a empresária.

Para Andreisse, a melhor propaganda que existe é o boca a boca: “Se eu fizer uma propaganda tua para alguém, com certeza, esta pessoa vai até o teu negócio”.

Por esse motivo, ela acredita que, se as mulheres que estão à frente de empreendimentos se ajudarem, indicando umas às outras e dando preferência para consumir produtos e serviços oferecidos por outras mulheres, será mais fácil superar a crise surgida em função da pandemia do novo coronavírus.

É preciso insistir na colaboração feminina

O mesmo sentimento tem Natalia Braulio, CMO e cofundadora da fintech Openbox.ai, sediada no Tecnopuc, pólo científico e tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Natalia Braulio, CMO e cofundadora da startup Openbox.ai, sediada em Porto Alegre. Foto: Divulgação

“Acho o propósito do guia excelente, porque acredito que a gente precisa, sim, insistir na colaboração entre mulheres”, diz Natalia. A empreendedora, que é mestre em Design, lembra que ainda há um longo caminho a percorrer em relação à sororidade, principalmente no tocante aos negócios.

Ela afirma ficar frustrada sempre que vê projetos voltados para as mulheres destacarem apenas questões como beleza e maquiagem, “virando uma grande terapia de grupo”. Para Natalia, é importante que as mulheres falem sobre negócios e procurem estar em ambientes voltado ao debate do tema.

À frente da startup de finanças, que teve de diminuir em 75% sua meta de crescimento em função da pandemia, Natalia explica que a ideia de participar do Guia de Negócios Entre Empreendedoras surgiu porque acredita que uma rede de mulheres é um forte canal para alavancar seus empreendimentos.

Dificuldades extra justificam necessidade de cooperação

“Acredito que o Guia veio para ajudar as empreendedoras da região, principalmente nesse momento onde todos buscam se reinventar, incentivando parcerias para que todas cresçam juntas”, diz a cirurgiã dentista Renata Kahn.

Renata Kahn, cirurgiã dentista, está à frente de clínica de estética do sorriso e da face, em São Leopoldo. Foto: Divulgação

À frente de uma clínica em São Leopoldo, no Vale do Sinos, onde coordena equipe de profissionais de diversas especialidades, Renata teve seu negócio afetado diretamente pela pandemia, pois precisou mantê-lo fechado por 30 dias.

Entusiasta da colaboração entre as mulheres, a dentista explica que as dificuldades para desempenhar diferentes papeis no dia a dia, como mãe e profissional, são motivos que justificam a necessidade de uma cooperação feminina.

“Além disso, eu trabalho com estética do sorriso e da face, e qual mulher não quer se sentir mais bonita? Meu prazer está em ajudar a melhorar a autoestima dessas mulheres tão batalhadoras e tão merecedoras de um cuidado para si.”

O Guia de Negócios Entre Empreendedoras é uma iniciativa gratuita do site Entre Empreendedoras. A página online surgiu, inicialmente, para atender negócios de liderança feminina na Região Metropolitana de Porto Alegre, mas já está aceitando participantes de outras regiões. Entre as vantagens de ter seu negócio divulgado no Guia, as participantes podem usufruir de benefícios exclusivos ao contratarem serviços publicados na página.

Matérias Semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *