- Comportamento

Hoje ela sorriu

Quantas coisas simples tomam proporções gigantescas quando nos damos conta da grandiosidade contida em pequenos atos? Alguém sorrir para nós ocorre quase todo dia, mas quantas vezes nos alegramos com o gesto?

Por Fabíola Brites

O título deste post saiu de uma mensagem que enviei para minha prima. Na verdade o título era toda a mensagem. Falava sobre minha irmã, internada no CTI em um hospital. Para quem a tinha visto um dia antes sedada e respirando por aparelhos, vê-la sorrir em sinal de que reconhecera minha voz foi uma alegria como poucas vezes senti neste ano.

Quantas coisas aparentemente simples tomam proporções gigantescas quando nos damos conta da grandiosidade contida em pequenos atos? Alguém sorrir para nós deve acontecer quase todo dia ou, pelo menos, frequentemente. E quantas vezes retribuímos ou nos alegramos com o gesto? A beleza de um sorriso está no coração de quem o dá e no de quem o recebe.

Na correria do dia a dia nem sempre percebemos o esforço que há por trás de cada ação. Conseguir ler esta mensagem é um ato simples, mas se pensarmos no esforço que foi, quando criança, aprender a unir as letras, dar sentido a elas, nosso ato de ler passará a ter outro significado. Ele é resultado de todo nosso empenho que, afinal, valeu a pena.

Acredito que muitas das dificuldades que nos ocorrem são provas pelas quais temos que passar para seguirmos adiante. Como as do colégio para ir avançando nos estudos. Acontece que muitas vezes não temos a noção clara do motivo pelo qual estamos sendo colocados à prova. Alguns só bem mais tarde vão entender. Outros continuarão sem respostas.

Para a criança que está sendo testada nem sempre é fácil enfrentar com serenidade as provações escolares, assim como para o adulto passar pelas dificuldades cotidianas. Mas é preciso tentar. Saber que o erro faz parte do processo e que para muitas coisas, de fato, não teremos explicação. Já para outras teremos respostas que não vão nos contentar.

Mas para a grande maioria, acredito, a elucidação virá com o tempo e o entendimento de que o que acontece de mais importante na nossa vida muitas vezes ocorre à nossa revelia e sempre, sempre para o bem.

Matérias Semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *