Iogurte grego com frutas e aveia
- Gastronomia

Como fazer iogurte grego caseiro

Fazer iogurte em casa é muito fácil — tanto o tipo normal quanto o grego. Há duas maneiras: uma delas é com kefir, também conhecido como “bactéria do iogurte” — além de outros nomes —, e a outra é utilizando um potinho de iogurte industrializado. Ambas acrescentam os ingredientes ao leite integral.

Taça com iogurte caseiro
Iogurte caseiro pode ser feito com kefir ou a partir de iogurte industrializado

O kefir que, na verdade, são “grãos de kefir”, é um conjunto de microrganismos responsáveis pela fermentação do leite. Entre os benefícios já comprovados estão melhoras nas funções intestinal e digestiva. Em geral, os tais “bichinhos do iogurte” são doados — quem souber onde comprar, pode informar nos comentários, que a gente agradece!

Gosto, sabor e textura são praticamente os mesmos nas duas formas de fazer. O que muda, claro, é que, utilizando kefir, o iogurte fica bem mais natural e livre do processo de industrialização pelo qual passa o iogurte de potinho.

A seguir estão as formas testadas. Há vários sites que dão dicas e receitas semelhantes. Para quem tiver tempo e interesse, a sugestão é comparar e ver qual a melhor.

Iogurte grego com morango

A receita do iogurte grego que está neste post surgiu depois da prova do iogurte normal, com sabor mais ácido e que, na opinião de quem experimentou, precisava de açúcar para ficar mais saboroso, o que não ocorre com o tipo grego que, conforme o paladar, pode ser consumido puro.

A dica é fazer primeiro o iogurte tradicional e provar puro, com açúcar, mel ou frutas e testar o paladar. Na próxima vez, experimente fazer o tipo grego, cuja diferença principal do normal é a retirada do soro do leite, que deixa o produto mais consistente.

Ah! Um detalhe importante: para cada litro de leite integral, o rendimento, em média, é de 400 gramas de iogurte grego. Mesmo assim, é vantajoso, se comparar o preço de cada potinho de iogurte grego ao preço do litro do leite utilizado na receita e ainda saber que está livre de conservantes e aromatizantes.

Iogurte com kefir
– Coloque o kefir, o equivalente a uma xícara de cafezinho, em uma vasilha de plástico ou vidro e acrescente um litro de leite integral — não ferva, coloque direto da caixa.

Kefir e leite integral em vasilha de plástico
Mistura de leite integral com kefir

– Cubra a mistura e deixe de um dia para o outro em temperatura ambiente.

Leite com kefir coberto com pano
Leite com kefir deve ficar em temperatura ambiente

– Importante: não utilize utensílios de inox nem metal em contato com o kefir.

Para fazer iogurte tradicional, basta, no dia seguinte, peneirar (sempre com peneira e colher de plástico). O kefir que ficar na peneira servirá para fazer mais iogurte para o dia seguinte. E aqui começa a “mágica”: a cada dia o kefir vai aumentando, e é possível, depois de um tempo, doar os microrganismos congelados. O iogurte, nesta forma, é bastante líquido, e, para alguns paladares, bastante ácido. Adoce e misture frutas a gosto.

Iogurte líquido
Iogurte tradicional é mais líquido

Para fazer iogurte tipo grego, o processo é um pouco diferente. Antes de peneirar (após o kefir ter ficado de um dia para o outro no leite), em outra vasilha, de plástico ou vidro, coloque a mistura sobre um pano bem limpo. Prenda-o à borda com atilho ou algum tipo de elástico, para que funcione como uma peneira.

Processo para retirar soro do leite
Para fazer iogurte grego é preciso separar o soro do leite

– Espere o até o soro do leite sair todo. Este processo pode demorar algumas horas.

– O soro separado é o equivalente a quase dois copos cheios (motivo pelo qual 1 litro de leite rende bem menos).

Copos com soro extraído do leite
Soro que sai do iogurte feito com 1 litro de leite

– Em seguida, retire o que restou do kefir misturado ao iogurte no pano e peneire. O resultado é um iogurte bem mais consistente.

Kefir e o iogurte iogurte grego já peneirado
Iogurte grego
Iogurte grego com textura mas firme que o iogurte normal

Iogurte a partir de um iogurte pronto
Para quem não tem kefir, fazer iogurte a partir do produto comprado é também uma ótima opção.

– Aqueça 1 litro de leite integral.

– Quando ele estiver morno, tire do fogo. Dica: a temperatura do leite deve estar semelhante à temperatura de mamadeira de uma criança.

Leite integral
Aqueça 1 litro de leite integral

– Acrescente ao leite ainda morno o conteúdo de um pote de iogurte integral sem sabor e cubra com um prato ou tampa e espere o leite tomar consistência. O ideal é deixar de um dia para outro.

Pote de iogurte industrializado
Iogurte industrializado

Para fazer iogurte tradicional, após o líquido tomar consistência, peneire, e o iogurte está pronto para consumir.

Para Fazer o iogurte tipo grego, em outra vasilha, coloque a mistura sobre um pano bem limpo. Repare que, na receita com o iogurte de potinho, não é necessário o cuidado com produtos em metal — dá para usar qualquer tipo de utensílio. Prenda o pano à borda com atilho ou algum tipo de elástico, para que funcione como uma peneira.

– A partir daqui, processo é o mesmo da receita anterior. Espere até o soro do leite sair todo, o que pode demorar algumas horas. E está pronto!

O iogurte grego, seja feito com kefir ou originado do produto industrializado, pode servir também para temperar saladas, com temperinhos e sal. Uma delícia!

Potinhos com kefir congelado
Potinhos com kefir congelado

Fonte utilizada neste post: Minuto Saudável.

Matérias Semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *