Bar café italiano La Vita è Bella, em Porto Alegre (Foto: Fabíola Brites)
- Gastronomia

Bar café italiano em Porto Alegre tem mesa para fazer novas amizades

O La Vita è Bella é um convite para celebrar a vida. Localizado em uma casa discreta no bairro Rio Branco, na capital gaúcha, tem decoração charmosa e um cardápio que agrada diferentes paladares. Uma das mesas é destinada para quem quer fazer novos amigos

Por Fabíola Brites

Como o filme homônimo de Roberto Benigni, o La Vitta è Bella, bar café italiano de Porto Alegre, convida a celebrar a vida.

A casa de fachada discreta na Rua Dona Leonor, quase na esquina com a avenida Protásio Alves, no bairro Rio Branco, não chama muito a atenção por fora. É dentro que a celebração acontece.

De paredes vermelhas ornadas com quadros coloridos, é o retrato da típica alegria italiana. Entre as mesas rústicas, uma tem propósito definido, é a Mesa Para Novas Amizades.

Bar café italiano La Vita è Bella, em Porto Alegre (Foto: Fabíola Brites)
A famosa mesa para fazer novas amizades no La Vita è Bella (Foto: Fabíola Brites)

Aliás, fazer amizade por lá bem poderia estar no cardápio. Mas não precisa nem pedir. O simpático casal de proprietários, ele um italiano bom de prosa, faz questão de enturmar os clientes.

Um piano no canto do salão é cortesia da casa para quem quiser tocar para o seleto público, e pinóquios de madeira sobre o balcão dão um toque ainda mais lúdico ao lugar.

O telhado típico, feito de caibro com tijolos, foi erguido sob orientação do dono e é uma aula de arquitetura italiana.

No meio do salão tem uma passagem com porta de vidro que separa o La Vita è Bella do La Villa Amalfi, restaurante da mesma família, que funciona desde 1993.

Como jornalista é gente curiosa por natureza, não pude deixar de dar uma conferida no lado vizinho. Com paredes de cores também intensas e outras de tijolos à vista, tem dois ambientes e mesas na calçada, que ficam um charme com a iluminação à noite.

Pratos e azulejos pintados à mão se misturam à decoração junto com objetos antigos. O menu do La Villa Amalfi, que não provei, mas dei uma olhada no cardápio, faz jus ao gênero cucina italiana, com clássicos de massas, como tortei e outros tipos, mais risotos e especialidades da casa, entre elas, medalhão de filé ao molho de cogumelos frescos refogados e nata acompanhados ao pesto. Acho até que já sei qual será meu pedido quando voltar lá.

Mas vamos ao cardápio do La Vita è Bella, que agrada diferentes paladares. Como é um bar café, a variedade de bebidas é grande. Contempla desde uma vasta carta de cervejas, incluindo tipos sem álcool, sucos e até um autêntico espresso italiano.

Tem também café com grapa que, dizem, esquenta até a alma! Como estive lá no verão, não me atrevi, mas no inverno gaúcho é de se pensar.

Bruschettas, pizzas e especialidades da Toscana, preparadas com pães e ricota de produção própria, são algumas das opções.

A pizza que dividi com minhas amigas chegou à mesa tão apetitosa, que elas nem esperaram eu fotografar e foram logo se servindo. Aff! Assim minha carreira de blogueira de gastronomia não decola, gurias! Bom, pelo menos fica aqui o testemunho de que a pizza é boa mesmo.

Os doces são uma atração a parte. Ok, como sou do tipo formiga, que adora uma sobremesa, sou suspeita para falar, mas as amigas apressadinhas também concordaram que são divinos.

Tiramissú e Panna Cotta, sobremesas para compartilhar com os amigos (Foto: Fabíola Brites)
Tiramissú e Panna Cotta, sobremesas divinas (Foto: Fabíola Brites)

Quando chegaram à mesa, saquei logo o celular, antes que fossem devorados. Mas nesta hora até eu estava com pressa.

Provamos Tiramissú Della Casa, Crém Caramel e Panna Cotta, os dois últimos receitas do italiano bom de prosa. Difícil dizer qual o melhor. Na dúvida, se estiver com mais pessoas na mesa, peça todos junto com mais colheres e compartilhem!

O La Vita è Bela abre a partir das 16h e funciona até as 24h, de terça a sábado. Na rua quase sempre tem vaga para carros e, alguns metros adiante, funciona um estacionamento conveniado com o bar.

O lugar só aceita cartão de débito, mas os preços não diferem muito dos de mercado. Tem Wi-Fi, porém, com tanta coisa bonita para ver, outras tantas para degustar e gente interessante para conhecer, sugiro deixar um pouquinho o smartphone de lado. Se gosta de fotografar comida, pegue ao menos para os cliques, antes que seus amigos devorem o prato.

Galeria de fotos: La Vita è Bella
Galeria de fotos: La Villa Amalfi

Matérias Semelhantes

1 thought on “Bar café italiano em Porto Alegre tem mesa para fazer novas amizades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *