- Educação

Aulas de futebol em inglês na PUCRS

No Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre, surge um novo fenômeno esportivo: aulas de futebol, com viés educacional (não-competitivo), ministradas em língua estrangeira.

Considerada a melhor universidade do sul do Brasil pelo Ministério da Educação, em 2018, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul investe em um conceito inovador. Na instituição, do “país do futebol”, é a educação que está chamando a atenção com a bola nos pés.

Crianças aprendem o esporte com viés educacional (não-competitivo). (Foto: Divulgação)

A parceria com o Orlando City Soccer School deu novas cores ao Parque Esportivo da universidade e mudou também o idioma falado nos campos e quadras. Por lá, é o inglês que se ouve, durante os treinos de crianças e adolescentes.

Mais do que ensinar a jogar futebol em aulas ministradas em inglês, a equipe do Orlando City Soccer School PUCRS defende que o esporte pode, sim, potencializar o aprendizado e a aquisição de conhecimento.

“Primeiro, somos educação. Aqui, o futebol é o segundo conteúdo. Inicialmente, trabalhamos os valores educacionais, para que as crianças e jovens percebam a importância do respeito, trabalho em equipe e dedicação. Num segundo momento, ensinamos todos os possíveis conceitos sobre futebol, desde o passe até a importância da leitura do comportamento do adversário. Nosso objetivo é fazer com que os envolvidos entendam e aprendam o tempo inteiro, inclusive os próprios professores, educadores e pais”, explica Fernando Brites, professor da escola.

Regras de comportamento para os pais

No Orlando Soccer School PUCRS, os pais recebem uma cartilha de comportamento. Durante as aulas, só é possível escutar os comandos dos professores e as conversas entre os alunos.

“Todos os dias, chegam pais novos que, na tentativa de ajudar, chamam seus filhos durante as aulas. Imediatamente, os pais ao redor do campo explicam que ali é o momento de aula, onde os professores são os responsáveis pela atividade. É engraçado, mas os pais entendem a importância deste comportamento.”

As aulas são realizadas de segunda a sábado, no Parque Esportivo da PUCRS. Crianças de 3 a 11 anos de idade têm aulas com comandos em inglês. A partir dos 12 anos, as aulas são totalmente em inglês.

“Os pais sempre perguntam sobre o idioma. Mas é supertranquilo. A partir dos 12 anos de idade, os professores se comunicam em inglês, utilizando gestos e contando até com os próprios alunos, que auxiliam uns aos outros no entendimento das atividades. É bem interessante.”

Mais informações podem ser obtidas na página da escola, no site da PUCRS, pelo telefone (51) 3353-8349 ou por WhatsApp: (51) 98428-9037. Nas redes sociais, busque por @ocsspoa.

Escola de futebol

Matérias Semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *