- Bem-viver

A camiseta cinza do Zuckerberg

Para muitas pessoas, repetir roupa está fora de cogitação. O dono do Facebook, que aparece sempre com o mesmo tipo e cor de vestimenta, não é uma delas. Nem eu. Afinal, será que precisamos mesmo de um guarda-roupa abarrotado?

Por Fabíola Brites

Que Mark Zuckerberg usa sempre a mesma camiseta cinza, isso é público e notório. O empresário dá palestra, participa de reuniões, brinca com a filha, encontra celebridades, prepara comida em casa, tudo com o mesmo look básico.

Steve Jobs também usava sempre a mesma camiseta preta de manga longa com gola alta.
Ricos e famosos, que poderiam muito bem ter o guarda-roupa que quisessem, escolheram não dar bola para a opinião dos outros sobre suas vestimentas.

O fundador da Apple, morto em 2011, adquiriu o hábito depois de ver operários japoneses de uniformes. A prática começou após a guerra, quando muitos não tinham o que vestir, e os patrões forneciam as roupas. Depois, virou uma espécie de identidade. Jobs tentou fazer o mesmo na sua empresa, mas a turma não curtiu. O chefe, então, adotou o uniforme sozinho.

Zuckerberg já falou sobre o assunto. Disse que é para ter de tomar o mínimo de decisões possíveis e se concentrar naquilo que realmente importa. O cara do Facebook também é daltônico, o que pode ser outra justificativa para o armário, digamos, minimalista. Para muitas pessoas, usar a mesma roupa está fora de cogitação.

Fico imaginando quem gosta de postar fotos do look do dia.  Já pensou?

Mas será que precisamos mesmo de um guarda-roupa abarrotado? Há muito moda deixou de ser apenas consumismo. Eu, pelo menos, vejo assim. Moda é também uma expressão de identidade. A gente dá nosso recado pela roupa que veste, o acessório que escolhe. Só que podemos fazer tudo isso com menos. E mais qualidade.

Escolhas mais conscientes podem ajudar. Sempre que vou comprar uma roupa – na maioria das vezes preta, admito – faço uma estimativa do número de vezes que ela vai ser usada. Se for mais cara do que eu pretendia pagar, mas tem chance de ser bastante usada, o investimento vale a pena. Porém, embora mudando a echarpe ou cachecol que, no inverno também é uma alternativa para os guris, fica claro que a roupa é repetida. Mas e daí, se até o dono Facebook repete!

Galeria de Fotos: Mark Zuckerberg

 

Matérias Semelhantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *